Mercado de cartões de crédito na América Latina

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Na América Latina, os cartões de crédito mais amplamente utilizados são os emitidos por bancos e outras instituições financeiras com nomes de marca globais estabelecidos pelas organizações de cartões, as denominadas bandeiras. As principais marcas vigentes na América Latina são Visa, Mastercard, American Express e Diners Club.

Além desses, são emitidos cartões de crédito para uso na própria loja (os chamados private labels ), todavia sem estatísticas oficiais ou públicas sobre esse segmento. A característica mais marcante da América Latina para o mercado de cartões de crédito é a distribuição de renda altamente polarizada, dado que a penetração do sistema depende, em parte, da estrutura do poder aquisitivo da população.

Uma medida comum de polarização é a relação entre as fatias da renda nacional recebida pelo quintil do topo e o quintil da base da pirâmide de renda da população

Nos EUA, por exemplo, quintil do topo recebe 9,2 vezes a renda da base da pirâmide de renda da população, sendo usado como um padrão de referência internacional, porque este tem a pior distribuição de renda dentre os países desenvolvidos. Os países mais comparados são Argentina, México, Chile e Brasil, sendo que os três primeiros têm coeficientes de polarização entre 18 e 19, cerca do dobro dos EUA. Todavia, o Brasil apresenta o coeficiente mais elevado (26,4), ou seja, o quintil do topo se apropria de 26,4 vezes a renda do quintil da base da pirâmide.

“Estamos satisfeitos com os resultados do segundo trimestre. Eles foram impulsionados por uma série de importantes alianças e lançamentos de produtos, desenvolvidos para atender as necessidades específicas de nossos clientes e consumidores da região”, afirmou um executivo no analise da atualidade do mercado.

Publicidad