Crescimento do uso dos cartões de débito no Brasil

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

De acordo com um estudo feito pelo Banco Central, o uso dos cartões de débito superou o uso do cheque no Brasil, registrando 2,1 bilhões de transações com esse tipo de cartão em 2008, ante 1,9 bilhão de cheques emitidos.

VISA DEBITO

Um mapeamento dos meios de pagamentos eletrônicos realizado pela Visa, que analisa o uso, os hábitos e as práticas associadas aos diferentes instrumentos financeiros, aponta que 82% das amostras de pessoas entrevistadas contam com algum serviço bancário e 64% delas possuem um cartão de débito.

Para incentivar o uso dos cartões de débito, a Visa criou uma campanha de marketing intitulada “paGo”, cujo objetivo principal é destacar os benefícios dos cartões de débito Visa em comparação ao cheque e ao dinheiro – o que inclui mais rapidez, segurança, praticidade e conveniência. As novas peças são uma iniciativa integrada da primeira campanha publicitária global ‘mais pessoas Vão com Visa’, lançada em março desse ano, cuja mensagem ressalta o valor e os benefícios da Visa.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

“Educar os consumidores sobre os benefícios do débito é uma estratégia prioritária para a Visa. Estamos focando nossos esforços para essa nova campanha de marketing, que foi criada especialmente para a região da América Latina e Caribe, contribuindo com a migração dos pagamentos feitos em cheque ou dinheiro para os pagamentos eletrônicos”, afirma Luis Cassio de Oliveira, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil.

“Estamos confiantes que a hora é agora, porque os consumidores estão cada vez mais conscientes dos benefícios do débito. Há cinco anos, cerca de 70% das transações de débito Visa no Brasil eram feitas nos caixas eletrônicos, ou seja, não geravam os benefícios dos meios eletrônicos de pagamento para os portadores de cartões. Atualmente, esse número beira os 50%”, finaliza Cassio.

O estudo da Visa evidencia uma migração dos pagamentos realizados em cheques para cartões de débito, especialmente nos pagamentos das despesas do dia a dia. A utilização de cartões débito cresceu exponencialmente principalmente para pagamentos de ticket médio baixo. O material aponta que em 2008, 17% dos pagamentos em redes de fast food foram efetuados com cartões débito contra 1% registrado em 2002; no setor de entretenimento, 14% dos pagamentos também foram feitos com débito, ante menos que 1% em 2002.

O estudo da Visa aponta, ainda, o comportamento dos consumidores brasileiros ante os diferentes meios de pagamento. Nesse sentido, 70% dos entrevistados consideram o cartão de débito mais seguro que o dinheiro; 44% dizem que outra vantagem é não precisar carregar dinheiro na carteira, e 29% afirmam que têm maior controle dos gastos.

Por outro lado, o produto também oferece benefícios aos comerciantes que têm a certeza do recebimento, não ficam com dinheiro em caixa, e é bem mais rápido que o preenchimento de cheques.

Fica evidente na pesquisa que, apesar desse aumento, ainda existe um grande potencial de crescimento dos pagamentos eletrônicos no País, principalmente no que se refere ao uso dos cartões de crédito e de débito. O dinheiro continua sendo a principal forma de pagamento (57%), seguido dos cartões de crédito (19%), cartões de débito (18%), cartões de marca privada (4%) e cheques e cartões pré-pagos (2%).

Publicidad