Aumento de reclamações contra cartões de crédito no Procon

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Você costuma fazer compras com o cartão de crédito? Para muitos consumidores, essa opção é uma facilidade, mas o Procon de Jacareí alerta para os abusos por parte das operadoras. Somente neste ano, o número de reclamações na cidade aumentou quase 70%.

Logo_Procon

As opções de compras são variadas. Vitrines cheias de ofertas, mas a forma de pagamento para a maioria das pessoas é uma só. "Com o cartão tenho a possibilidade de fazer as compras parceladas e ir jogando para frente", disse a estudante Rafaela Oliveira.

Em uma loja de Jacareí, 70% das vendas são feitas com cartões. "Devido ao parcelamento que as pessoas acabam optando pelo cartão", contou a gerente Alessandra Bento.

Mas a facilidade algumas vezes se transforma em transtorno. As reclamações de consumidores que tiveram problemas com cartões de crédito e com as empresas operadoras aumentaram no Procon de Jacareí. Nos três primeiros meses de 2011, foram 57 contra 34 no mesmo período do ano passado. Um crescimento de 68%. "Na hora da oferta do cartão de crédito, é pessoa é comunicada que está isenta do pagamento da anuidade, entretanto depois de uns dois meses já está sendo cobrando na fatura o valor da anuidade e daquilo que não foi acordado", explicou a diretora do Procon de Jacareí, Cecília Eiko Kubo.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Além das cobranças indevidas, tem também os prejuízos com cartões clonados. "Foi um prejuízo de mais ou menos R$ 8 mil, mas aí eles [administradora do cartão de crédito] abonaram de volta e regularizaram, mas o cartão não voltou ainda", conta a estudante Samia Avilez.

Para evitar fraudes e prejuízos, os clientes precisam tomar alguns cuidados, segundo o Procon:

· – Anotar o dia e os valores de cada compra;

· – Não fornecer dados por telefone ou email

· – Não entregar o cartão para pessoas desconhecidas;

· – Ficar atento com as pessoas que estiverem em volta quando for digitar a senha.

No caso de compras pela internet, a atenção deve ser redobrada. "Em caso de cancelamento do pedido por parte do consumidor ou da empresa, é preciso tomar cuidado porque essa conta deverá ser cancelada também na administradora do cartão de crédito", completou a Cecília Eiko Kubo.

Publicidad